Enquete

Como conheceu a Sabor Ecologico?
 

Login






Esqueceu a senha?
 
   
Produção de Pupunha Direcionada à Produção de Polpa Celulósica e Papel

A Sabor Ecológico colaborou fornecendo matéria prima para o trabalho de pesquisa apresentado no 19º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná.

Caracterização de Resíduos da Produção de Pupunha Direcionados à Produção de Polpa Celulósica e Papel, de Elisa Pizzaia Goltz

Veja qual foi a conclusão da pesquisa:

O alto teor de extrativos na espécie Bactris gasipaes é o fator limitante para a produção de polpa celulósica. Além disso, a espécie apresentou menor teor de holocelulose em comparação ao Pinus taeda, componente essencial para a indústria papeleira.

Diferentemente das características químicas da espécie Bactris gasipaes, carcterísticas anatômicas como camadas fibrosas abundantes e tecidos homogêneos na parte externa da planta são favoráveis à fabricação de alguns tipos de papéis.

Em função dessas observações, faz-se a proposta de utilização de um processo físico, ao invés do processo químico para transformação da parte externa da pupunha em polpa celulósica. Apesar da alta concentração de extrativos na haste, as características anatômicas da região externa da pupunha são favoráveis a este processo.

Além disso, a parte externa é a região da haste com maior densidade, o que significa maiores massas de matéria prima ocupando menores volumes no processo de produção de polpa celulósica.